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4 coisas que vão mudar a maneira como você produz móveis sob medida


Com um mercado cada vez mais exigente, as pequenas marcenarias conseguem entregar os produtos personalizados tão requisitados. Com acesso a qualquer tipo de material, chapas, ferragens e suprimentos que antes eram privilégio dos grandes fabricantes; os pequenos agora conseguem entregar um produto totalmente personalizado, com alta qualidade e baixo custo.

Visto como um ótimo modelo Just in time, pois só compra, produz e transporta o que é vendido; uma marcenaria organizada consegue trabalhar com estoque próximo do zero. Com isso não possui uma série de custos decorrentes de aplicação de capital, logística e estocagem. Aplicando tecnologias acessíveis, consegue otimizar processos de produção necessitando de poucas pessoas no processo. Porém, neste ambiente algumas questões já resolvidas em outros segmentos mais evoluídos, travam o crescimento dos pequenos. Se você é proprietário de uma pequena marcenaria e está tendo problemas para ter crescimento, deve reservar alguns minutos para ver estas dicas que poderão te tornar um empreendedor mais satisfeito com seu negócio.

1. Divida o seu negócio entre venda, produção e montagem

Talvez você ainda não tenha se dado por conta, mas a sua marcenaria trabalha com três tipos de negócio quase distintos: venda de móveis sob medida, produção de móveis e montagem. Faz muito sentido ter os três setores bem integrados, sem dúvida. Porém, quanto mais misturados estiverem os setores, maior será o seu esforço para encontrar as causas dos problemas que estão emperrando o seu crescimento. Ao separar a venda da produção, o primeiro benefício é entender onde está a fonte do principal problema da marcenaria: a especificação correta dos projetos. Quantas vezes por dia você está resolvendo problemas de projeto na área de PCP ou na bancada do marceneiro? Um projeto bem especificado é aquele que entra na produção e pode ser diretamente desmembrado, “explodido”, em peças e assim produzido. Outros benefícios em separar as áreas:

  • Entendimento dos custos de venda, separado dos custos de produção;

  • Definição mais clara da performance da área de vendas;

  • Especificação mais correta do tempo de produção;

  • Redução do número de interferências da área de vendas na produção e vice-versa;

  • Você conseguirá entender quais colaboradores precisam de mais treinamento.

Ao definir um setor de montagem separado do setor de produção, você terá como principal vantagem a previsibilidade da produção. Poderá também, em épocas de maior demanda, terceirizar a montagem dos móveis.

Além disso, com um mercado mais exigente você precisa se preocupar também com a qualidade dos serviços. Para prestar um bom serviço, os colaboradores precisam ser treinados para o melhor trato com o cliente, sobre forma corretas de comportamento, procedimentos de instalação e cuidados com higiene e limpeza. Se você não tem condições de ter uma equipe distinta só para montagens, talvez uma forma de viabilizar seja a de separar alguns dias para a produção e outros para a montagem.

2.Defina um sistema construtivo para o seu mobiliário

Você só conseguirá separar os setores da empresa, se possuir um sistema construtivo definido.

Sistema construtivo: É o conjunto de elementos devidamente organizados. Como regras, materiais, parâmetros ou atributos utilizados na engenharia do mobiliário. Em outras palavras, torna-se a identidade da marcenaria, define a estrutura do móvel, as matérias primas a serem utilizadas, os sistemas de fixação, medidas máximas e mínimas para cada peça, entre outros atributos.

Além de não ser produtivo, se cada projeto for projetado e produzido de maneira diferente, não tendo um padrão em sua engenharia, desenvolver processos e traçar uma linha de produção por etapas torna-se uma tarefa muito difícil de estabelecer e controlar. Se a sua marcenaria atende arquitetos, pode ficar a dúvida em como é possível desenvolver móveis sob medida seguindo um “padrão”.

3. Adote um método de produção único

Uma vez resolvida a questão da engenharia do mobiliário, é hora de entender a estratégia por traz da organização da fábrica.

Método construtivo: provém de procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa. Então entendemos como o conjunto de atividades, regras e procedimentos que definem o processo como são fabricados os móveis sob medida. Quando aplicado, possibilita a transformação da fabricação do formato celular para linear, ou seja, saem as bancadas e entra a linha de produção de móveis sob medida.

É justamente com a implantação de um método construtivo na marcenaria que amplia-se o poder de gerenciamento por meio do empresário. O método traz uma visão melhor sobre o funcionamento da produção, o que possibilita aplicar as melhores tecnologias e novas estratégias. Se ocorrer um aumento de produção, por exemplo, a maioria das marcenarias busca solucionar essa situação contratando mais funcionários.

Se possuir um processo de produção, um método construtivo definido, não é necessário contratar mais pessoas, mas sim, identificar os pontos que criam gargalo na produção e agir sobre eles, por exemplo re-alocando operadores para o setor com maiores necessidades, definindo um período de horas extras, otimizando atividades ou aplicando um melhor uso de máquinas.

Se você tem parceria com a Sueto todo esse método em que envolve a produção é colocado em prática pela Sueto, Assim o empresário consegue focar na montagem e entrega dos móveis.

4. Desenvolva as pessoas que trabalham para você

Uma coisa é certa, você só conseguirá evoluir o seu negócio com a ajuda de outras pessoas. A medida que o negócio cresce você precisa descentralizar a suas decisões. E a primeira pergunta que um empreendedor precisa fazer é se está contando com as pessoas certas e se estas estão nos lugares certos dentro e fora empresa.

Os objetivos pessoais dos colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos da empresa. Por isso é necessário estabelecer claramente cada posição na marcenaria, seja na unidade de venda, na produção ou na montagem. Por isso inicie por uma definição clara de cargos, revisando o que se espera de cada posto, o conhecimento necessário as habilidades e as atitudes.

A fabricação de móveis sob medida é um negócio promissor. Na atual situação econômica pela qual passamos, uma pequena marcenaria está levando vantagem sobre grandes fabricantes e como muitas vezes escutamos de nossos clientes “hoje são os pequenos que estão ensinando os grandes a trabalharem”. Então aproveite o momento, avance na organização da sua empresa obtendo uma boa margem de vantagem em relação aos seus concorrentes.

 

Fonte: http://www.gabster.com.br/conteudo-para-marcenaria/

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